quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SEDUC AGORA:

Secretaria Municipal de Educação faz adesão a Programas


Conheça o Programa Alfabetizar com Sucesso


O Programa Alfabetizar com Sucesso originou-se depois de observar que a taxa de reprovação e evasão nas turmas de 1ª e 2ª séries era muito elevado. Com o surgimento do Projeto Alfabetizar criou-se uma nova política de ensino e aprendizagem, de caráter estruturador na perspectiva de alfabetizar alunos em idade própria, através da implementação de ciclo de aprendizagem. No nosso município o Projeto é coordenado pela Professora Kátia Cristina Curvêlo de Menezes, o mesmo tem como supervisora a Professora Maria José de Lima, atendendo a um total de 400 alunos, distribuídos nas nossas sete Instituições de Ensino, perfazendo um total de 14 turmas com atuação de 14 profissionais.

Objetivos

Garantir a alfabetização através da implantação dos ciclos de aprendizagem, investido na formação de formadores e professores,
Aquisição de material didático pedagógico específico;
Sistema de acompanhamento gerencial para a melhoria da qualidade de ensino.

Metas

Implantação da política educacional em ciclos de aprendizagem;
Implantação do programa de formação continuada específica para professores que atuarão nos ciclos de aprendizagem;
Ampliação do programa para a rede municipal;
Implantação do Sistema de Gerenciamento informatizado.

Parceira com o Programa

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Estudos em Educação e Linguagem – UFPE – CEEL (responsável pela formação continuada de equipes técnicas e professores);
Instituto Ayrton Senna (responsável pelo sistema de gerenciamento informatizado de dados);
Programa Educação de Qualidade – EDUQ (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte);
Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte – PE;
Secretaria de Educação – SEDUC.

Metodologia

Resgate de conhecimentos prévios;
Aprendizagem significativa;
Sequência didática;
Planejamento;
Avaliação contínua
Indicadores de aprendizagem

A matriz de competência envolve a avaliação que poderá ser diagnóstica e processual;
Avaliação externa: SAEPE, IAS e FCC.

Gerenciamento/Monitoramento

Diário (frequência);
Visitas (semanais na escola e quinzenais com os professores);
Acompanhamento mensal enviado pela GRE de Caruaru;
Formação de apoio para educadores e supervisores na GRE;
Sistema Informatizado (SIASI).

Controle dos resultados

Diagnóstico;
Exercícios avaliativos;
Avaliação externa.

Materiais de apoio

Coleção de literatura;
Material dourado;
Bloco lógico;
Alfabeto móvel;
Materiais de consumo;
Fantoches.

Indicadores de Sucesso

Dias letivos previstos;
Falta e licenças dos professores;
Falta dos alunos;
Para casa realizada;
Livros lidos;
Visitas/reuniões;
Transferências;
Acompanhamento de leitura e escrita;
Acompanhamento do fluxo de aula;
Relatórios ABC/I, II, III;
Avaliações – SAEPE, IAS e FCC.

Indicadores de Aprendizagem

Frequência às aulas;
Fazer o para casa;
Ter oportunidade de recuperação;
O professor precisa ser bem formado;
Ter recursos disponíveis;
Ter a visita dos pais à escola.
Capacitação inicial do Programa

Análise da situação educacional;
Estudo da sistemática;
Matrizes de habilidades;
Sistemática de acompanhamento em leitura, escrita e produção de texto;
Estudo das habilidades de matemática;
Formação continuada dos FOCOS;
Papel do coordenador e supervisor.

Capacitação dos FOCOS

Foco I


Matrizes de habilidades

Foco II


Ensino de língua portuguesa de poemas

Foco III


Ensino da matemática para pática pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário