terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SEDUC AGORA:


Escolas do Município recebem novo mobiliário












O ano letivo na Dália da Serra já começou e com ele grandes novidades. A Prefeitura através da Secretaria de Educação adquiriu novos moveis para as unidades de educação.



As primeiras salas a receberem o novo mobiliário foi a creche da Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC, com 45 mesinhas plásticas totalmente coloridas e apropriadas para crianças, dando-lhes melhores acomodações e com isso melhorando a qualidade do ensino na Instituição.



Quem também recebeu novas mesinhas foram às escolas Padre Ibiapina do Distrito de Gravatá e Gilzenete Guerra de Pão de Açúcar.



De acordo com a Secretária de Educação, Ilka Paloma, a chegada dos móveis novos foi motivo de grande alegria entre alunos e professores. “Estamos sempre buscando inovações e melhorias para a nossa educação para juntos alavancarmos o desenvolvimento da nossa amada Dália da Serra. Pois sabemos que a educação é a mola para o progresso”, completou a Secretaria.



Isso só constata o compromisso e a responsabilidade do Governo Municipal da Dália da Serra com o avanço da população nortetaquaritinguense.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

SEDUC AGORA :

Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva constrói o Projeto Político Pedagógico de 2011










Na ultima terça feira 8 de Fevereiro,os funcionários da Escola Municipal Francisca Moura se reuniram para discutir as novas metas do Projeto Político Pedagógico do ano de 2011, veja agora alguns pontos que foram abordados pelo Diretor da Escola Marcos Augusto :

Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.
    O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
    O PPP é diferente de planejamento pedagógico. É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes  mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes à educação:
    - Conceitos Antropológicos: (relativos à existência humana)
    - Conceitos Epistemológicos: aquisição do conhecimento
    - Conceitos sobre Valores: pessoais, morais, étnico...
    - Político: direcionamento hierárquico, regras...


Importância de um Projeto para a escola

    A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.
    Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindível para  se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam.  Uma boa sugestão é nomear comissões de pais e encarregá-las de organizar campeonatos esportivos nos finais de semana na quadra da escola, cuidar dos banheiros ou da biblioteca.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SEDUC AGORA:




Undime discute com parceiros soluções para evasão escolar 


O Unicef, em Brasília, sediou a primeira reunião do ano para tratar de um dos assuntos da educação no Brasil mais complexos e que exige solução imediata: o abandono e a evasão escolar. Representantes da Undime, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, do Consed, da Secretaria de Educação Básica e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade apontaram as principais causas que levam os alunos a deixar a escola.

Segundo a coordenadora do programa de educação do Unicef no Brasil, Maria de Salete Silva, a maior parte dos alunos que abandonam a classe já frequentou a escola. Ela afirmou que há vários fatores que praticamente expulsam o aluno, como a repetência sucessiva, má formação dos professores e famílias que não têm nenhuma relação com o ambiente escolar. "O mais evidente no Brasil, no incentivo a sair da escola é a defasagem da série. Crianças que vão ficando atrasadas em relação à turma e passam a não ver sentido ou condição de convivência com a turma", afirmou.
SEDUC AGORA :



Brasil tem de triplicar número de matriculas em chreches para atingir meta do PNE




O Brasil precisa triplicar o número atual de matrículas em creches se quiser alcançar a primeira meta do novo Plano Nacional da Educação (PNE), enviado ao Congresso Nacional pelo Ministério da Educação (MEC) no fim do ano passado.
O plano propõe aumentar a oferta de Educação Infantil de modo que 50% da população de até 3 anos esteja matriculada em creches. Dados do Censo Escolar de 2009 e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tabulados pelo movimento Todos Pela Educação, apontam que, atualmente, apenas 16,91% das crianças de 0 a 3 anos frequentam esta etapa do ensino.
No País, o menor percentual de matrículas está no Amapá, que tem 3,87% das crianças nas creches. Santa Catarina fica com a maior porcentagem entre os estados brasileiros, com 34,17% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas.
“Há um reconhecimento, do ponto de vista do direito da Educação, de que a creche é uma etapa tão importante para o desenvolvimento infantil quanto as demais etapas da Educação Básica. Isso já foi afirmado e reafirmado no direito educacional”, afirma Salomão Ximenes, integrante da ONG Ação Educativa.
A números abaixo mostram as parcelas de matrícula por região do país:
- Norte: 6,47%
- Nordeste: 12,20%
- Centro-Oeste: 14,86%
- Sudeste: 22,46%

- Sul: 23,47%

“Mesmo nos estados com taxa de matrícula mais alta, as taxas não se aproximam das metas do Plano Nacional de Educação. A forma de enfrentar isso é estabelecer uma política pública com enfoque na universalização dessa etapa de ensino”, avalia Ximenes.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), apesar do número baixo de inscritos, a creche foi a etapa da Educação Básica que mais cresceu em matrículas. De 2009 para 2010, houve um aumento de 9% nas matrículas da rede e do ano 2000 para cá, o crescimento foi de 79%.
SEDUC AGORA :




Provinha Brasil : Primeira edição de matemática chegará às escolas em agosto



Prova terá 24 questões
(Brasília, 27/01/2011) - Em agosto deste ano, escolas da rede pública com turmas de estudantes no segundo ano (alfabetização) do ensino fundamental vão receber a primeira Provinha Brasil de matemática. Desde 2008, o Ministério da Educação produz, imprime e distribui a provinha de língua portuguesa. Em ambas, a aplicação pelas escolas não é obrigatória.

O desenho da prova de matemática já passou por pré-testes de itens com alunos em novembro e dezembro do ano passado. Agora, o instituto trabalha na elaboração das 20 questões. Em 2012, as redes de ensino receberão as duas provas no começo do primeiro semestre e no final do segundo.
Dados do Censo Escolar de 2010 coletados pelo Inep indicam que 3,3 milhões de crianças estão matriculados no segundo ano do ensino fundamental, distribuídas em 166 mil turmas em todas as unidades da Federação. Esse é o público-alvo da Provinha Brasil de 2011, nas versões língua portuguesa e matemática.
A Provinha Brasil foi bem aceita pelos sistemas de ensino públicos e hoje está consolidada. Com o surgimento da versão de matemática, o MEC amplia a avaliação do ciclo da alfabetização das crianças.
A provinha de língua portuguesa deste primeiro semestre estará em todas as escolas até 15 de março. O MEC recomenda que a prova de língua portuguesa seja aplicada no início do ano letivo. O exame, com 24 testes de múltipla escolha, é aplicado pelo professor em sala de aula.
A provinha permite aferir o aprendizado dos alunos no início e no fim do ano letivo. Com os dois resultados, os sistemas de ensino podem comparar os resultados e refletir sobre a prática pedagógica. Caso apareceram problemas, podem definir estratégias para solucioná-los. O objetivo final é que as crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade.
 Áudio - Ouça o que diz a Coordenadora de Educação Fundamental do MEC, Edna Martins Borges, sobre a importância da Provinha Brasil para a qualidade da educação inicial das crianças brasileiras.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Abertura do ano letivo 2011












A Secretaria Municipal de Educação da Terra das Dálias iniciou ontem (01) os trabalhos para o ano letivo 2011. Um diferencial este ano, foi à união das redes municipal, estadual e privada no encontro que também serviu para uma apresentação básica do PME (Plano Municipal de Educação).
O mesmo é um documento decenal elaborado a partir de fóruns nas comunidades, reuniões, Conferência Municipal de Educação realizada com a classe dos professores que expõe o panorama do município em consonância com o Plano Nacional e Estadual de Educação, tomando como base aspectos históricos, demográficos, sócio econômico, cultural e educacional.
A reunião aconteceu das 8 às 13 horas e incluiu apresentação do calendário anual letivo, palestra sobre: O sujeito “Educador” e suas escolhas, destacando o sujeito, seus valores e o “eu” profissional, informações gerais das escolas e Educação Inclusiva.
Na término da reunião todos os professores receberam uma bolsa kit composta por agenda, caderno, estojo, fardamento, resma de papel, lápis, caneta, borracha, apontador, estêncil, régua e cola todos personalizados com a logo marga da SEDUC e do governo municipal.
As aulas tiveram inicio hoje (02) em todas as escolas da Terra das Dálias. Na próxima segunda feira os professores participarão da formação continuada na Escola Francisca Moura Pereira da Silva- CAIC, já na terça feira, os docentes trabalharão o Projeto Político Pedagógico nas escolas onde foram lotados.
Estrutura
O município de Taquaritinga do Norte está bem preparado para o inicio do ano letivo, conforme a Secretária de educação, Ilka Paloma alguns investimentos foram feitos para dar mais comodidade aos alunos e melhores condições de trabalho para os docentes. “Reformamos e ampliamos algumas escolas, adquirimos computadores, materiais didáticos, fardamento para os professores, mesas adaptadas para a educação infantil, jogos pedagógicos, carteiras escolares, equipamentos de ginástica para a casa do educador, continuamos com a merenda extra dentre tantas outras ações que trazem o avanço da nossa educação”, completou Paloma.
O transporte escolar também está organizado para o alunado e professores serem transportados confortavelmente e em segurança.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SEDUC AGORA:


Abertura do ano letivo na Dália da Serra



Próxima terça feira, 01 de fevereiro a partir das 8 horas, a Secretaria Municipal de Educação iniciará os trabalhos para o ano letivo 2011. O local escolhido foi o salão paroquial, onde unificará pela primeira vez as redes municipal, estadual e privada da Dália da Serra.
O encontro servirá também para uma apresentação básica do PME (Plano Municipal de educação). O mesmo é um documento decenal elaborado a partir de fóruns nas comunidades e reuniões com a classe dos professores que expõe o panorama do município em consonância com o Plano Nacional e Estadual de Educação, tomando como base aspectos históricos, demográficos, sócio econômico, cultural e educacional.
Também acontecerão palestras e será apresentado o calendário anual de atividades. Já as aulas iniciarão na quarta feira (02) em todas as escolas do município.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SEDUC AGORA:



  Calendário Escolar

  Início do ano letivo 2011.


  Momento para ordenar as ações da rede educacional do município com toda atenção que ela exige. O calendário escolar define todas as etapas a serem cumpridas durante o ano letivo que terá sua abertura no dia 1 de fevereiro, com a formação continuada . A SEDUC depositará todo empenho para uma educação de qualidade antevendo as especificidades da comunidade escolar, articulando as condições necessárias para ampliar sua capacidade de bem entender e atingir os objetivos propostos para o ano de 2011 no ensino aprendizagem.